FAQ

1. O que é o APLMMeA?
É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede e foro no município de Caxias do Sul.
Suas atividades estão direcionadas para apoio as empresas dos ramos metalmecânico e automotivo. 
São principal finalidade é fomento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas o que não torna fato excludente as empresas de maior porte.
2. Como participar?
É constituída por número ilimitado de associadas, distribuídas nas seguintes categorias: fundadora, contribuinte e honorária:
I - Fundadora: a pessoa jurídica que participar da Assembleia Geral de Constituição da Associação, assinando a respectiva ata; 
II - Convidada: a pessoa jurídica que, embora não tenha participado da Assembleia Geral de Constituição da Associação, tenha sido, através do Conselho de Administração, admitida a fazer parte do quadro de associadas; e,
III – Honorária: a pessoa natural ou jurídica que for indicada para receber este título em função de homenagem realizada pelo APL MMeA, podendo tomar parte nas Assembleias Gerais, mas não podendo votar, nem ser votada.
Para que uma empresa se torne associada é necessário o preenchimento do Termo de Adesão.
3. Quais os benefícios em participar?

Participação em feiras, missão e visitas técnicas, com foco em fomento e Inovação.
Pontuação em alguns mecanismos de incentivos fiscais (FUNDOPEM/RS).
Participação em eventos como: Palestras, cursos entre outros, que visam à capacitação e desenvolvimento do capital humano das empresas.

4. Quais são as ações previstas?
Maior e melhor atendimento às necessidades das empresas do segmento.
Consolidação do APL MMA junto ao segmento, transformando-o em efetiva ferramenta de utilização pelas empresas e promoção dos parceiros.
Orientação, capacitação e desenvolvimento das empresas  de necessidades de mercado, oportunizando a micro e pequenas empresas o acesso a novas tecnologias de gestão e produção.
Fomento à capacitação em gestão empresarial, à formação de mão de obra, ao gerenciamento de processos produtivos, às metodologias e tecnologias inovadoras, visando o desenvolvimento para a competitividade de micro e pequenas empresas do setor metalmecânico e automotivo. 
Estimular à participação em feiras, exposições, missões, rodadas de negócios, visitas técnicas e eventos de prospecção de Mercado, de cunho nacional e internacional, visando o acompanhamento da evolução e inovações em produtos e processos do segmento.
Viabilização de condições para realização de negócios, troca de experiências e formação de parcerias com entidades públicas e privadas, buscando um maior grau de utilização de novas tecnologias.
Implementação de um centro tecnológico para realização de testes, certificação e homologação de peças, partes e produtos, desenvolvidos pelas empresas do segmento. 
Viabilização de menores custos de financiamento às micro e pequenas empresas do segmento.
Efetivação de acesso ao crédito para micro e pequenas empresas do APL MMA nos financiamentos do sistema bancário, cooperativo e demais entidades. 
Incorporação de competência gerencial pelas empresas do APL MMA da Serra Gaúcha para redução de risco e maior impacto dos recursos financeiros empregados.
Avaliação de alternativas para indicar a melhor e mais conveniente destinação dos resíduos gerados pelas empresas do APL, buscando desenvolver estratégias preventivas, educativas e de fomento à cultura de preservação ambiental.
Atuação como motivador de uma produção mais limpa, através da preocupação com a não geração ou, quando isso não é possível, de uma a minimização dos rejeitos de tratamento, reciclagem e disposição. 
Estruturação organizacional e de planejamento do APL MMA da Serra Gaúcha, viabilizando seu fortalecimento e atuação efetiva na execução e atingimento de resultados nos projetos específicos anteriormente apresentados. 
Exposição mais intensa do APL MMA junto ao segmento e à comunidade, evidenciando sua atuação, benefícios e produtos e serviços disponibilizados pelos parceiros.
Consolidação do APL MMA junto ao segmento, transformando-o em efetiva ferramenta de utilização pelas empresas e promoção dos parceiros.
5. Quais os munícipios de abrangência?

O APL MMeA tem em sua abrangência 16 municípios que são os seguintes:

Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, São Marcos, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

 

Esta abrangência pode ser ampliada ou reduzida de acordo com a necessidade.

 

Nossos
Parceiros

Patrocinador