Prorrogação de datas para Cotação de Serviços APLMMEA – Meta 1 (SOFTWARE) DO PROJETO PLATAFORMA DIGITAL INTEGRADORA

Por Admin APL MMeA 21/08/2017

Prorrogação de datas para Cotação de Serviços APLMMEA – Meta 1 (SOFTWARE) DO PROJETO PLATAFORMA DIGITAL INTEGRADORA

 

O Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e automotivo da Serra Gaúcha, APL MMeA, torna público para conhecimento dos interessados, que foi realizada prorrogação das datas de entrega de cotação, anteriormente divulgadas no documento “Cotação de Serviços APLMMEA – Meta 2 (SOFTWARE) DO PROJETO PLATAFORMA DIGITAL INTEGRADORA”.

Segue abaixo, o novo documento com as datas atualizadas.

A Associação Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA), inscrita no CNPJ-MF sob o nº. 15.232.541/0001-12, torna público que, para conhecimento dos interessados - PESSOAS JURÍDICAS, se encontra aberto, até o prazo indicado abaixo para inscrição no processo seletivo para contratação de EMPRESA PARA EXECUÇÃO DA META 1 DO PLANO DE TRABALHO DO TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 09/2017 – SDECT/DAMEPP/APLs.

 

ENTREGA DAS PROPOSTAS ATÉ:01 de Setembro de 2017, 17 horas na sede do APL MMeA, na Rua Ítalo Victor Bersani, nº 1.134, Jardim América, Caxias do Sul/RS (envelope A4 lacrado com todos os documentos descritos nesta Cotação e identificado com o nome da empresa) e/ou por e-mail: apl@aplmmea.org.br. A documentação somente será considerada entregue por e-mail, quando o APL confirmar o recebimento diretamente ao destinatário (não será válida confirmação automática de recebimento).

 

1 DO OBJETO

1.1 A presente cotação tem por objeto a contratação de serviços para execução das atividades descritas no Item 6 desta Cotação de Serviços e em conformidade com o Plano de Trabalho do termo de colaboração nº 09/217 - SDECT/DAMEPP/APL.

 

2 DA PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão participar desta cotação, pessoas jurídicas que se habilitem mediante a apresentação da documentação relacionada no item 3 e de acordo com os critérios do item 5 deste documento.

2.2 As empresas interessadas deverão apresentar, até a data e horário previstos no preâmbulo, a proposta exigida no item 3.

 

3 DOCUMENTAÇÃO

As empresas interessadas deverão apresentar a seguinte documentação:

3.1 Proposta/orçamento e comprovação da experiência na área e da formação exigida no item 7.

3.2 Cópia do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

3.3 Certidões Negativas de Débitos, Federal, Estadual e FGTS.

3.4 Cópia do RG e CPF da(s) pessoa(s) designada(s) a executar o serviço (executor).

 

4. DO RECEBIMENTO E ANÁLISE DA PROPOSTA

4.1 Após o dia e hora limites designados acima, não serão recebidas mais propostas.

4.2 Será procedida a análise das propostas, e estas serão classificadas conforme as exigências mencionadas no item 5.

 

 

 

 

5 DOS CRITÉRIOS E EXIGÊNCIAS PARA A SELEÇÃO

 

5.1 As propostas serão analisadas considerando-se a comprovação da formação (peso 2) e experiência (peso 2) da empresa e/ou profissionais especialistas na área de Tecnologia de Informação, conforme os requisitos do item 7, e que possam atender as metas e requisitos descritos no item 6 deste documento e em conformidade com o Plano de Trabalho.

5.2 O compromisso de concluir a elaboração do projeto junto ao APL MMeA, conforme os prazos estabelecidos no Plano de Trabalho (peso 1), considerando que a data inicial do projeto é a de publicação no Diário Oficial (29/06/2017).  

5.3 A disponibilidade para começar os trabalhos imediatamente após a contratação (peso 1);

5.4 O valor cobrado pelo serviço (peso1), o qual deve ficar entre 80% e 100% dos valores definidos no Plano de Trabalho, com avaliação melhor para 80% e reduzindo proporcionalmente até 100% Propostas com valores abaixo de 80% e acima de 100% serão desclassificadas.

 

Observação: A divulgação do resultado será através de e-mail até 05/09/2017 e assinatura do contrato será até 11/09/17.

 

6 DAS ATIVIDADES A SEREM DESEMPENHADAS

Meta 1 (Software): Desenvolver 1 (um) Software da Plataforma Digital.

As atividades envolvidas nesta meta são:

Pré-projeto para desenvolvimento do Software: inclui conteúdos como especificação técnica dos serviços de desenvolvimento, planejamento, arquitetura da solução, telas de funcionalidades, desenho do fluxo de decisão das funcionalidades e tabelas.

Desenvolvimento do Software para a Plataforma Digital: inclui criação do ambiente de desenvolvimento, configuração do software, interface usuário e administrador, integrações, animações para navegação intuitiva, testes, documentação e correções, migração do ambiente de testes para o de homologação e produção.

Geração de conteúdo informativo da plataforma: inclui o cadastramento de informações e suporte via FAQ (lista de respostas para as questões e dúvidas mais frequentes) e elaboração de manual e conteúdos nas telas de interface dos usuários da plataforma.

A meta é finalizar o desenvolvimento do Software ao final do 12º mês do projeto com os templates de cadastro de oferta de capacidades produtivas e de demanda de novos produtos inseridos, com a interface com os usuários operando, bem como a lógica de identificação de negócios.

Ao final do 13º mês do projeto está previsto a entrega de um Relatório com a comprovação desta meta.

 

Os seguintes requisitos devem ser atendidos e devem estar explícitos na proposta:

Requisitos gerais:

·           O desenvolvimento do software e da interface de navegação WEB deve prever o acesso e uso da Plataforma Digital através de equipamentos diversos como telefones celulares, tablets, notebooks e desktops.

·           O desenvolvimento do software deverá prever a possibilidade das empresas associadas à Plataforma Digital buscarem empresas ofertantes de capacidades produtivas definidas nesta Plataforma, considerando que as capacidades produtivas desdobram-se em processos, subprocessos e especificidades.

·           Os softwares e linguagens que serão utilizadas deverão ser compatíveis entre si, de reconhecida qualidade pela comunidade de TI, de empresas com histórico de solidez no mercado, nas suas versões mais recentes e deverão ser desenvolvidos de forma que permitam atualizações futuras com facilidade.

·           Todos os softwares deverão ser explicitados (fabricante, marca, tipo, versão, etc.) e discriminados se são gratuitos ou pagos e, neste caso, quais os custos e aquisição e/ou licença.

·           Os códigos de desenvolvimento do software deverão ser totalmente abertos para permitir futuras melhorias e ampliações de funcionalidades da Plataforma, sem dependência da(s) empresa(s) contratada(s) para o desenvolvimento.

·           A propriedade intelectual dos desenvolvimentos será exclusiva do APLMMeA e do Governo do Estado, em iguais proporções, conforme dispõe o art. 36 e parágrafo único da Lei Federal nº 13.019/2014 citada no Termo de Colaboração supra referido.

·           Os direitos de exploração econômica desta Plataforma Digital Integradora são exclusivos do APL MMeA, podendo ele contratar funcionários e serviços de terceiros para manter a Plataforma operando, fazer aperfeiçoamentos e gerar novos negócios neste ambiente.

·           A confidencialidade dos dados dos usuários associados à Plataforma deverá ser preservada, não podendo estes dados serem revelados nem utilizados pela empresa contratada para quaisquer outros fins que não os específicos do desenvolvimento do projeto.

·           Quaisquer alterações nos requisitos desta Cotação de Serviços devem ser explicitadas na proposta e serão julgadas pela Comissão do APL.

 

Análise e desenvolvimento do software:

·           Cadastro das empresas – tabela contendo os dados necessários para identificação e correlação com as atividades de negócio, o que significa, no mínimo, nome da empresa, nome, fone e mail do responsável, dados de identificação junto aos órgãos públicos, de localização, setores de atuação, sindicato associado, certificações que possui.

·           Cadastro das capacidades produtivas – estimamos entre 40 e 50 processos (número consolidado dos setores metal-mecânico, eletroeletrônico e plásticos) que se desdobrarão entre 90 e 100 subprocessos, totalizando entre 200 e 300 especificidades.

·           Cadastro de produtos novos - dados da demanda e capacidades produtivas necessárias para a produção de cada produto. Prevê campos para cadastro de:

·         Volumes, quantidades, preços, margem de contribuição, prazo da demanda;

·         Especificações técnicas e composição dos materiais do produto;

·         Capacidades produtivas com seus processos, subprocessos e especificidades para cada setor (metalmecânico, eletroeletrônica, plásticos);

·           Banco de dados – organização das informações em quantas tabelas forem necessárias para o bom funcionamento da Plataforma Digital Integradora.

·           Desejável a capacidade de arquivar documentos como word, excel, pdf, ppt junto aos cadastros das empresas.

·           O desenvolvimento deverá prever o registro de todas as operações na Plataforma, permitindo a extração de relatórios destas operações.

·           As operações de identificação e priorização das empresas para a negociação e contratação dos novos negócios devem ficar registradas em suas datas, horários, executor da ação, gerando relatório específico com as evidências da transparência das operações.

·           Geração de relatórios com dados, estatísticas e gráficos que possam ser desenhados e configurados pelo responsável pela operação da Plataforma Digital Integradora, designado formalmente pelo APL MMeA.

·           Desenho, registro e relatório do sistema de critérios de priorização das empresas associadas à Plataforma (“ranqueamento”).

·           Possibilidade de realizar futuros cadastramentos (aperfeiçoamentos após o fim do projeto) de instituições de outras naturezas, tais como Institutos de pesquisa, Universidades, Laboratórios, Serviços Profissionais.

 

Análise e desenvolvimento da ferramenta WEB:

·           Interface amigável, de navegação intuitiva, disposição lógica dos campos e design limpo e agradável.

·           Cadastro dos usuários com login e senha, controle e registro de acesso, com níveis de acesso diferenciados por tipo de usuário, com segurança que garanta a confidencialidade das informações cadastradas.

·           Capacidade de realizar transações financeiras com os níveis de segurança adequados a este tipo de operação, permitindo pagamentos por boleto ou cartão de crédito e controle de adimplência, prevendo bloqueio temporário dos inadimplentes.

·           Desenvolver a Plataforma Digital considerando a possibilidade de realizar futuras comunicações do APL com os usuários, incluindo chamadas para eventos, notícias, links e avisos.

 

7 DOS REQUISITOS DOS PROFISSIONAIS:

Todos os profissionais que trabalharão no projeto devem ser listados, nomeados, com suas formações e experiências comprovadas por documentos.

Os programadores devem ter experiência profissional mínima de 5 anos.

Caso a contratação seja através de uma empresa, esta deve ter pelo menos 5 anos de atividades na área de Tecnologia de Informação.

Formação:

·           Profissionais com formação Superior completa em cursos na área de Tecnologia da Informação (preferível), como Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas e Gestão de Tecnologia da Informação ou, ainda, formação Superior em área correlata (explicitar).

·           Desejável Certificação de Segurança da Informação (CSSLP, ISC, ISACA ou ISSA)

·           Desejável Certificações de Qualidade no Desenvolvimento de Software: CMMI, MPS-BR, ISO/IEC 29110-4

·           Desejável Certificações de Gestão e Planejamento: ITIL, PMP

·           Desejável Certificações de Teste de Software: CTFL

Experiência profissional:

·           Experiência em desenvolvimento, manutenção e sustentação de sistemas de informação, compreendendo análise de sistemas, programação de software, gestão de configuração, análise e execução de testes de software, confecção, criação e manutenção de portais e arquitetura da informação. Explicitar projetos e quantidade de horas (ordem de grandeza).

·           Experiência em análise e desenvolvimento, testes, suporte e manutenção de sistemas / aplicativos em linguagem PHP+MySQL ou ASP/.NET+SQL Server para a parte de Sistema e HTML, CSS ou JavaScript/Ajax para desenvolvimentos WEB. Explicitar projetos e quantidade de horas (ordem de grandeza).

·           Experiência em desenvolvimento de sistemas e banco de dados relacional. Explicitar projetos e quantidade de horas (ordem de grandeza).

·           Experiência em gestão de projetos de software. Explicitar projetos e quantidade de horas (ordem de grandeza).

 

8 DO INÍCIO DAS ATIVIDADES

As atividades iniciarão logo após a assinatura do contrato, respeitando o cronograma do Projeto.

 

9 DISPOSIÇÕES FINAIS

 

 

 

9.2 Eventuais dúvidas ou casos omissos serão esclarecidas pela diretoria do APL MMeA.

 

 

Link do projeto (caso não funcione, solicitar no e-mail apl@aplmmea.org.br )

 

 

 

Caxias do Sul, 21 de agosto de 2017.