Café Produtivo do APLMMeA

Por admin@aplbomnegocio.com.br 14/08/2019

O Café Produtivo do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA) do mês de agosto será realizado na próxima sexta-feira, dia 16. O pesquisador e chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), Airton Kunz, falará sobre “Transformações da produção animal: oportunidades (e necessidades) no tratamento de efluentes”,  às 7h30min,  no restaurante SICA, no subsolo da CIC Caxias do Sul.

A geração de energia elétrica e produção de biometano a partir do biogás, conciliado ao tratamento de efluentes, é o foco da palestra de Kunz. “A gestão dos desafios e oportunidades na área ambiental passa pela adaptação das granjas e propriedades, e isso exige novas tecnologias. As oportunidades são, também, para a fabricação de equipamentos para atender essa realidade”, explica Kunz, destacando a importância da indústria metalmecânica para a cadeia do biogás. 

Em sua palestra, ele também explicará sobre projetos desenvolvidos em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, em Santa Catarina. Um deles trata do biogás gerado no tratamento dos dejetos de suínos que é destinado à unidade BIOGÁSFORT, planta piloto na qual o biogás é purificado e convertido em biometano sob alta pressão para uso veicular.

Outro projeto acompanhado de perto por Kunz é o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (SISTRATES) na Granja São Roque do Grupo Master, em Videira (SC), que apresenta uma alternativa de geração de energia elétrica a partir do biogás conciliada ao tratamento de efluentes para atender padrões de lançamento conforme a resolução CONAMA 430. 

Esses dois projetos desenvolvidos pela Embrapa integram o roteiro de visitas técnicas do 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontecerá de 4 a 6 de setembro, em Chapecó (SC). O evento tem entre os seus realizadores, três instituições gaúchas:  APLMMeA, a Universidade de Caxias do Sul e o Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE). Também integram o grupo de realizadores a Embrapa Suínos e Aves e o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás). A correalização do Fórum é da Unochapecó/Parque Científico e Tecnológico Chapecó@.

 

Café Produtivo do APLMMeA

Dia: 16 de agosto – sexta-feira

Horário: 7h30

Tema: Transformações da produção animal: oportunidades (e necessidades) no tratamento de efluentes

Palestrante: Airton Kunz - pesquisador e chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC)

Local: Restaurante Sica, no subsolo da CIC Caxias do Sul (Rua Ítalo Victor Bersani, 1134) - Caxias do Sul - RS

Informações: (54) 3218.8022 e apl@aplmmea.org.br

Ingressos: R$ 20 para associados do APLMMeA e R$ 30 para não associados.

 Inscrições: www.sympla.com.br (https://www.sympla.com.br/cafe-produtivo-do-aplmmea---agosto2019__591694)

 

Rosa Ana Bisinella

Jornalista - MTb 6815

54.99978.7110 | 54.3223.9623

Caxias do Sul | RS