APLMMeA promove visita técnica para conhecer projeto de biogás

Por Admin APL MMeA 04/12/2018

APLMMeA promove visita técnica para conhecer projeto de biogás

No mês de novembro, o APLMMeA organizou uma visita técnica à Fazenda Trevisan, na Linha Jansen, em Farroupilha (RS). A ação, promovida em parceria com o Sebrae, proporcionou a um grupo de 20 empresários conhecer o projeto de biodigestores e a produção de biogás.  Os biodigestores instalados na propriedade são utilizados no tratamento de efluentes da atividade agropecuária e atingem a produção de biogás suficiente para gerar energia elétrica e energia térmica na fazenda. O processo de biodigestão ainda resulta em biofertilizantes, utilizados nos cultivos de verão e inverno.

fazenda trevisan

Recentemente, a Fazenda Trevisan colocou em atividade um laticínio, e produz leite tipo A. A visita foi orientada pelos proprietários, Osmar Trevisan e Jean Carlos Trevisan.

No link abaixo você pode ter acesso as fotos da visita técnica à fazenda

CLIQUE AQUI

Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Ciente do potencial dessa fonte de energia, o APL acompanha de perto o tema biogás e biometano, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Energia, Petróleo e Gás. Juntamente com outras entidades da região Sul do Brasil, o APL está à frente na realização do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Esse debate começou em 2017, no Fórum Estadual de Biogás e Biometano, em Caxias do Sul (RS).  Em junho de 2018, o evento foi realizado em Foz do Iguaçu (PR).  Em 2019, o II Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano irá ocorrer em Chapecó (SC), de 4 a 6 de setembro.

Com o APL, estão na realização da edição de 2019 do Fórum o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), a Embrapa Suínos e Aves, o Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Programe-se!