Fórum em Bento Gonçalves aborda sobre energia solar para diferentes empreendimentos

Por Admin APL MMeA 21/05/2019

Nesta quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de maio, em Bento Gonçalves (RS), será realizado o Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética. Palestras, painéis e apresentação de cases possibilitarão o debate sobre o rumo da geração solar nos próximos anos. O evento, na Fundação Casa das Artes, reunirá empresários, profissionais do setor, gestores de órgãos públicos, pesquisadores e estudantes.

Com o objetivo de fortalecer o mercado gaúcho nessa área, o Fórum também proporcionará aos participantes e público em geral o Espaço de Negócios. Além disso, no dia 24, será realizado o workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’, com a intenção de qualificar o setor. “Os assuntos apresentados terão o objetivo de reforçar as boas práticas do setor, discutir a legislação vigente, apresentar cases inspiradores para os interessados e oportunidade de negócios”, explica o coordenador do Fórum, Tiago Cassol Severo.

O potencial brasileiro e, principalmente, o gaúcho permearão os debates. Temas como o mercado fotovoltaico; oportunidades e desafios, gestão no setor de energia, financiamentos para projetos, cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética, legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar e geração distribuída estão na programação de palestras, painéis e cases.

Na abertura do evento, dia 22 de maio, o diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul e professor de Engenharia Elétrica e Especialização em Energias Renováveis na PUC/RS, Eberson José Thimmig Silveira, abordará o ‘Panorama Energético no Brasil’; o diretor técnico da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) e diretor executivo na empresa Pense Eco,  Marcelo Sigoli, ministrará palestra sobre ‘Eficiência Energética’; o integrante da diretoria Regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), gerente de expansão da Solled Energia e vice-presidente do G5 Solar, Mauro Soares, abordará ‘O Mercado Fotovoltaico e a Geração Distribuída’; e o membro do conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar),  Harry Schmelzer Neto, falará sobre ‘Energia Solar Fotovoltaica: panorama, oportunidades e desafios’.

Saiba mais sobre a programação em www.forumenergiasolar.com.br/programacao

INSCRIÇÕES

Ainda é possível realizar inscrições pelo site do fórum www.forumenergiasolar.com.br/inscricao. No dia do evento, também será possível inscrever-se, mas com pagamento à vista.

 

ESPAÇO DE NEGÓCIOS

Paralelamente às palestras e aos painéis, o Fórum contará com o Espaço de Negócios, com 17 empresas confirmadas. Instalado na Rua Coberta, ao lado da Casa das Artes, o espaço pode ser visitado, gratuitamente, pelo público em geral, mesmo por aqueles que não estiverem participando da programação do Fórum, das 8h30 às 18h, nos dias 22 e 23 de maio.

 

INAUGURAÇÃO DE PROJETOS NA UCS

A programação prevê, na quinta-feira, dia 23, a inauguração de projetos de eficientização do sistema de iluminação da Universidade de Caxias Sul (UCS). Resultados de parceria com a RGE/CPFL, InstalWatt e a Efall foram executados dois projetos, com o objetivo de eficientizar alguns prédios do campus-sede em Caxias do Sul e todo o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), em Bento Gonçalves. A solenidade de inauguração acontecerá às 19h, no Carvi.

 

WORKSHOP

Na sexta-feira, dia 24, o workshop  ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’, nos turnos da manhã e da tarde, ficará a cargo do engenheiro eletricista e pesquisador Lucas Nascimento.

 

Realizadores do fórum

O Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

Patrocinadores

O Fórum tem patrocínio da SICES Solar, Sicredi, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE),  Gustavo Borges/LibertySeguros, Perfil Energia, PL Sul Engenharia Elétrica e Solled Energia.

 

Apoiadores institucionais

Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco),  Associação de Geração Distribuída(ABGD), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, Prefeitura de Bento Gonçalves, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), Organização Cooperativa (Ocergs – Sescoop), Associação de Garantia de Crédito do Rio Grande do Sul (Garantiserra-RS), Associação Internacional do Cobre (Procobre), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/RS), Fundação PROAMB, Bento Convention Bureau.

 

Apoio especial

All Decor Decoração e Móveis, Cooperativa e Vinícola Aurora, Dolce Gusto Confeitaria e Padaria, Mage Marcenaria e Móveis e RH Talentos – Agência de Recursos Humanos.

 

Serviço

Evento: Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética e workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’

Quando: 22 a 24 de maio de 2019

Onde: Fundação Casa das Artes

Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127 – bairro Planalto, Bento Gonçalves (RS).

Mais informações: www.forumenergiasolar.com.br / facebook.com/forumdeenergiasolar / instagram.com/forumdeenergiasolar

Contatos: (54) 34196563 / 999719713 / 981017357 organizacao@forumenergiasolar.com.br

 

Programação

Dia 22/05

9 h – Abertura

9h30 - O panorama energético no Brasil

10h05 - A eficiência energética

10h40 - O mercado fotovoltaico e a geração distribuída

11h15 - Energia solar fotovoltaica: panorama, oportunidades e desafios

11h55 – Case - O CTG fotovoltaico

14h - Como fazer a gestão no setor de energia

16h - Financiamentos para projetos em energia solar e eficiência energética

17h50- Case - Novas tecnologias de instalação do sistema fotovoltaico

 

Dia 23/05

8h - A cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética

9h50 Case - Efall e seus projetos fotovoltaicos

10h30 - Projetos e oportunidades voltados a eficiência energética e energia solar

11h50 - Case - Energia solar fotovoltaica e eficiência energética

13h50 - Legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar

 16h - O futuro da energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo

 

Dia 24/05

Workshop ‘Comissionamento em energia solar fotovoltaica’

 

Foto: Painéis solares instalados no Campus da Universidade de Caxias do Sul em Bento Gonçalves. 

Foto: Tiago Cassol Severo